Rádio Pains FM 87,9

Pesquisa aponta que população do Sul de Minas envelheceu nos últimos 20 anos

Estudo apontou que região tem menos pessoas abaixo dos 19 anos e mais acima dos 60 anos de idade. Pesquisa mostra que o número de idosos aumentou em vinte anos no Sul de Minas

Uma pesquisa feita no Sul de Minas traçou o perfil demográfico das cidades da região. O levantamento levou em conta dados dos últimos 20 anos. A pesquisa apontou que a população da região está mais velha.

"Nesse estudo foi observado que no Sul de Minas, em 20 anos cresceu a população em 17%, mas nós temos 38 cidades que tiveram redução na sua população, ao passo que algumas cidades tiveram até quase o dobro da população nesse último período e o estudo também apontou que a nossa população está envelhecendo, nós temos menos pessoas abaixo de 19 anos e mais pessoas acima de 60, 70 e 80 anos de idade", disse o pesquisador Guilherme Vivaldi.

A pesquisa foi feita pelo Grupo de Estudos Econômicos do Sul de Minas, formados por professores e alunos da área de economia, gestão pública e privada. Esses pesquisadores utilizaram dados do Instituto Mineiro de Responsabilidade Social.

Pesquisa aponta que população do Sul de Minas envelheceu nos últimos 20 anos

Reprodução EPTV

O resultado do estudo mostra um comparativo do perfil da população das cidades sul-mineiras entre os anos de 2000 e 2020.

Segundo o pesquisador, o envelhecimento da população constatado na pesquisa tem impacto direto na mão de obra dos municípios.

"A preocupação para as cidades que têm a população mais reduzida está na mão de obra. Menos pessoas, menos mão de obra para o trabalho, além de menos consumidores, então as empresas locais têm menos pessoas para quem vender. Uma população maior traduz em mais mão de obra, mais consumidores e mais oportunidades. Então esse ponto de envelhecimento é um ponto a ser observado. As empresas têm que se adaptar a essa nova realidade até mesmo com relação à mão de obra e utilização de tecnologia", disse o pesquisador.

VÍDEOS: Veja tudo sobre o Sul de Minas

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas

NOTÍCIAS MAIS LIDAS